Nota Oficial – Deputada Flordelis dos Santos de Souza

A partir desta semana ingressaram na coordenação da defesa da Deputada Flordelis dos Santos de Souza os advogados Rodrigo Faucz Pereira e Silva, Luiz Eduardo Trigo Roncaglio (ambos do escritório Faucz, Santos & Advogados Associados, de Curitiba) e Jader da Silveira Marques (do escritório Jader Marques Advocacia Penal Empresarial, de Porto Alegre). A atuação dos defensores também engloba o processo que tramita perante a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, o qual está em fase de apresentação de relatório final.
A Deputada Flordelis, por representar a mulher negra e oriunda das comunidades de pobres, vem sofrendo uma intolerável perseguição e ataques em redes sociais e por alguns setores da mídia, o que, infelizmente, reflete a cultura de opressão decorrente do racismo e do machismo estrutural da nossa sociedade.
A defesa aposta na integridade da Câmara dos Deputados e do Poder Judiciário para fazer respeitar os direitos e garantias da pessoa humana acusada, sobretudo na afirmação da presunção de inocência e do devido processo legal, assegurados o contraditório e a plenitude de defesa.
Os direitos e garantias fundamentais constitucionais devem ser aplicadas para todas as pessoas, sem qualquer distinção de raça, gênero e origem social, independentemente da opinião pública.